Historial  |  Corporações   |  Tipologias  |  Info  |  Memória

Corporações // Apresentação sumária dos CBs (enfoque no período)

• BVL       Bombeiros Voluntários de Lisboa

• BVA      Bombeiros Voluntários da Ajuda

• BVL      Bombeiros Voluntários Lisbonenses

• BVCO    Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique

• BVCM   Bombeiros Voluntários da Cruz de Malta

• BVBO       Bombeiros Voluntários do Beato e Olivais (designação desde 2010: Bombeiros Voluntários do Beato)

• BVCR       Bombeiros Voluntários de Cabo Ruivo

BVCO - Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique

 

Historicamente foi o segundo CB Voluntários da Cidade de Lisboa (a seguir aos BV da Ajuda) a surgir com um enquadramento territorial bem definido, dentro da cidade de Lisboa, desde a sua fundação em 1916: o bairro de Campo de Ourique, cuja criação no princípio do Sec XX definiu um espaço físico e social de características ímpares no tecido urbano, que de resto perduram. A sede e quartel (único) deste CB, cuja fundação integrou elementos que transitaram dos BV de Lisboa, conheceu dois locais diferentes naquele bairro, bastante próximos embora.

 

Tal como as Corporações congéneres, no período a que nos reportamos, a actividade dos BVCO teve expressão significativa quer no combate a incêndios e outras operações de emergência quer na vertente sanitária (Serviço de Saúde), tendo sido aliás adoptada neste âmbito a designação complementar de Cruz Branca. Nesta última valência regista-se ainda que (à semelhança dos CB voluntários da Ajuda, Lisbonenses e da Cruz de Malta) foi operado, crê-se que na década de 60, um PSM-Posto de Socorros Móvel sobre chassis Citroën H cuja imagem se reproduz.

 

Quanto aos restantes meios automóveis, no período a que respeita a presente plataforma, existe um hiato documental significativo relativamente às décadas iniciais mas conseguem-se identificar dois excelentes exemplares de PS urbano (décadas de 40/50, presumidamente), a par de um jeep Willys (chassis longo, caixa fechada-tipo Woody), este provavelmente utilizado como viatura de apoio e de igual modo tentativamente datável como da década de 50.

 

Também se referenciam nesta plataforma ATs e AMs, presumivelmente datados das décadas de 60/70, período em que terá ocorrido o reforço e diversificação de meios (que incluiu, designadamente, um atrelado com gerador eléctrico e projectores, ainda parqueado no quartel em 2007, não disponível no entanto em imagens). Nos Anos 70/80 houve lugar a alguma inovação em matéria de meios-auto tendo em vista a acção futura (exº combate a fogos florestais), mas as referências são inexistentes ou inconclusivas neste âmbito.

 

Por razões circunstanciais o acesso aos arquivos dos BVCO revelou-se materialmente impossível, de onde a considerável dificuldade em recolher/confirmar e divulgar imagens e factos significativos respeitantes ao parque automóvel deste CB, no período em apreço. A apresentação nesta plataforma dos correspondentes meios reflecte inevitavelmente tais limitações, solicitando-se desde já (e agradecendo-se) a colaboração de todos os eventuais interessados (em especial antigos dirigentes e operacionais), no que respeita a ilustração e referenciação adicionais dos meios automóveis.

 

Para efeitos de articulação com o então BSB a este CB foi atribuída a designação de 4ª Secção Auxiliar de Incêndios (da cidade de Lisboa).

 

Referª 1: F. H. Santos (Coord.); Bombeiros Portugueses-seis séculos de história (2 vols).SNB/LBP, Lisboa 1995

Referª 2: site http://bvcampodeourique.no.sapo.pt/barra.html

 

© LIS50 | 2016  50 anos de veículos automóveis dos Bombeiros de Lisboa-de 1930 a 1979 // (iniciativa privada, de âmbito histórico, sem fins lucrativos)Por razões de rigor histórico aceitam-se e agradecem-se todos os contributos válidos, institucionais ou individuais, tendentes a complementar ou a aperfeiçoar os elementos factuais e as imagens aqui constantes - lis50.info@gmail.com