Historial  |  Corporações   |  Tipologias  |  Info  |  Memória

Corporações // Apresentação sumária dos CBs (enfoque no período)

• BVL       Bombeiros Voluntários de Lisboa

• BVA      Bombeiros Voluntários da Ajuda

• BVL      Bombeiros Voluntários Lisbonenses

• BVCO    Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique

• BVCM   Bombeiros Voluntários da Cruz de Malta

• BVBO       Bombeiros Voluntários do Beato e Olivais (designação desde 2010: Bombeiros Voluntários do Beato)

• BVCR       Bombeiros Voluntários de Cabo Ruivo

BVCR - Bombeiros Voluntários de Cabo Ruivo

 

Os BVCR foram fundados em 1977, com um âmbito territorial primário de actuação respeitante à zona oriental extrema da Cidade de Lisboa (e seu coração industrial durante algumas décadas). À semelhança de outros CB de vocação espacial intra-urbana específica (Ajuda, Campo de Ourique, Beato e Olivais), a respectiva designação reflecte tal realidade.

 

A partir de um núcleo inicial modesto (sobretudo em termos de instalações mas de equipamentos também) este CB rapidamente e por mérito próprio dotou-se de meios-auto, frequentemente renovados aliás, nas vertentes de combate a incêndios e de serviços de saúde (transporte de doentes e acidentados), tendo sido adoptada, nesta segunda perspectiva, a designação complementar de Cruz Amarela. Em anos mais recentes o desenvolvimento da capacidade de resposta dos BVCR, em diferentes valências incluindo socorro em meio fluvial e combate a fogos florestais (e até ciclo-patrulha para primeiros socorros), tem sido significativo tendo em conta as condições de arranque.

 

Segundo o que nos foi transmitido os arquivos dos BVCR terão sido acidentalmente destruídos. As imagens e descrições existentes em todas as outras fontes ficam, regra geral, fora do período de referência em apreço em razão da sua modernidade e como tal não adequados ao propósito do presente trabalho (neste caso particular, cujo tecto está convencionalmente limitado aos anos 70 do passado século). Não obstante e mediante a boa colaboração recebida por parte deste CB, foi possível datar tentativamente algumas das escassas imagens disponíveis.

 

Acredita-se que contributos futuros (designadamente por parte de antigos dirigentes e operacionais) possam vir a incrementar a ilustração dos meios de intervenção que aqui se pretendem inventariar e publicamente divulgar. Fica assim e desde já o convite para iniciativas individuais neste âmbito, as quais antecipadamente muito se agradecem.

 

Para efeitos de articulação com o então BSB foi oportunamente atribuída a este CB a designação de 5ª Secção Auxiliar (de Incêndios) da cidade de Lisboa (visível em uma das imagens nesta plataforma), conforme homologação datada de 1982, a qual complementa outra de 1978 no âmbito do Serviço de Saúde apenas, não ficando porém claro, quanto a esta, se com atribuição de número e qual neste âmbito específico (hipótese, a confirmar: nr 3, em série após os ex-BV Cruz de Malta e os então BV do Beato e Olivais).

 

 

Referª 1: F. H. Santos (Coord.); Bombeiros Portugueses-seis séculos de história (2 vols). SNB/LBP, Lisboa 1995

Referª 2: http://www.bombeiroscaboruivo.com/histoacuteria.html

 

 

 

YouTube (actual):

www.youtube.com/watch?v=mOX_nie4pWA

© LIS50 | 2016  50 anos de veículos automóveis dos Bombeiros de Lisboa-de 1930 a 1979 // (iniciativa privada, de âmbito histórico, sem fins lucrativos)Por razões de rigor histórico aceitam-se e agradecem-se todos os contributos válidos, institucionais ou individuais, tendentes a complementar ou a aperfeiçoar os elementos factuais e as imagens aqui constantes - lis50.info@gmail.com